Páginas

Seguidores

quinta-feira, 10 de março de 2016

O Vale do Silêncio(prosa)




   













               
           No interior é assim, tudo  muito simples, sem o conforto da cidade grande, nem todos lugares chegam a  luz elétrica, em compensação, têm outros tipos de claridades: a noite quando não chove, têm as estrelas do céu tão brilhantes, chuva de meteoros, luar nas fases da lua crescente  e cheia  e mais os vaga-lumes para iluminar o céu e a terra.
           Não foi num dia assim de claridade que cheguei lá ,quando fui de férias com o meu filho de seis anos, pelo o contrário, tinha chovido muito um dia antes. Foi na boca da noite numa escuridão que chegamos de ônibus precário,o meu sogro foi nos esperar no leito da estrada com uma besta para carregar a bagagem, cheguei  até a montar nela, mas o corpo reclamava, preferi  ir mesmo à pé .atravessamos  por dentro do ribeirão rumo a um lugarzinho no meio do nada, nem nome não tinha, era chamado de “Roça”e nada mais,pertencia a cidade de D. Joaquim, Oeste de Minas Gerais, lá onde o vento fazia a curva e o ”’danado perdeu as botas, o cachimbo e as capa,( eu acho )
         Antes de atravessar a porteira do sítio, de cara escorreguei e caí numa poça de lama, para quem ia visitar o sogro e a sogra  chegar enlameada para dar um abraço, era vexame, mas, tudo bem, o meu filho levou a melhor, no cangote do avó,  vamos lá.
Foi  uma festança, uma bela recepção , até os parentes da família que moravam em volta, vieram ,um povo simples e acolhedor.A água quentinha no fogão de lenha já me esperava, depois de um banho quente, jantamos,  aquela janta deliciosa , era galinha caipira com polenta e taioba refogada, acompanhada com vinho feito de jabuticaba.
       Dormi cedo para matar o cansaço da viagem, afinal foram sete horas de estrada de chão em montanhas altas, mesmo que não fosse, a gente do interior, dormem cedo, um pouco depois das galinhas. Choveu a noite inteira, serviu para me fazer adormecer mais rápido.
Acordei com o mugido das vacas e bezerros na hora de tirar o leite, e os cocoricó dos galos e galinhas. Pulei da cama, já com o cheiro  aromático do café pronto, quitutes : pão de queijo, biscoitos de polvilho, bolachas de nata, broa de milho,preparados pela tia, irmã da minha sogra, queijo e leite fresco, requeijão feito na hora pela sogrinha , até esfumaçava de quentinho.
          Sai no alpendre da casa espichei-me e dei de cara com aquele cenário de pura beleza, fiquei  encantada com tudo, nunca na minha vida estive num lugar assim...Era  um vale Meu Deus! Tudo em volta era lindo,a natureza caprichou, muito verde cercado de palmeiras, pomar de laranja, bananeira, cana de açúcar Lá na estrada por onde havia passado à noite avistei a única escola daquele vale, foi ali que todos os  que nasceram e cresceram, estudaram, aprenderam o básico., um pequeno engenho para moer cana e fazer cachaça  melado, rapadura, Aos meus olhos tudo era encantador, é como se fosse um sonho. 
           O meu filho acordou, tomou café, logo fez amizade com um filho de um colono da mesma idade e foram ao ribeirão pescar. Enquanto isso, deliciei-me com aquele banquete do café matutino. Em seguida fui conhecer o vale, quanto mais andava, mais encantada ficava, mesmo ter avistado uma jiboia atravessando a estrada, subindo num barranco, parei e fiquei na minha,(não tenho medo de cobra)  apenas assustei, deixe-a ir tranquilamente seguir seu caminho, .
           O almoço foi uma panelada de carne de porco guisada com feijão tropeiro torresmo e couve refogada, hummmm, depois uma bela soneca na rede, só no sossego.
A noite veio diferente se mostrar como ela é quando a chuva deixa, foi aí que presenciei aquele cenário de luzes, era uma mistura de lua e estrelas , mexeu comigo, foi o que mais me envolveu , tudo ali tinha cheiro de paz, tranquilidade, harmonia,os animais no curral, as galinhas no poleiro das árvores, o gato se esquentando na beira do fogão de lenha, o cachorro dormindo no alpendre , na hora veio  um pensamento, o presépio de Jesus era assim, senti uma paz imensa que tomou conta de mim.
               Proseamos um pouco em volta do quentura do fogão de lenha, era  ali o ponto de encontro todas as noites. O meu filho se recolheu cedo, também ficava o dia inteiro se distraindo com pescaria, atrás dos animais, correndo no vale.. Comparei  aquele cenário com uma pracinha, com bancos em volta, em cima  do fogão um  toco pequeno tirado de um tronco de árvore, que o meu sogro gostava de sentar e acender o seu cigarro de palha, a minha sogra pitando o seu cachimbo e eu a tagarelar, perguntar de tudo, sim tudo eu queria saber.
           Perguntei o porquê daquele lugar tão lindo e maravilhoso não ter um nome decente, o nome roça era a plantação para mim, sugeri um nome, batizar, gostaram  da ideia, prometi no dia seguinte providenciar, perguntei se tinha um pouco de tinta,o meu sogro disse que sim, piche (risos)
 Amanhecera, era dia de domingo de sol, ansiosa estava para pichar a porteira, batizar aquele paraíso terrestre, ganhou um nome 
“Vale do Silêncio”.
 Ô tempo bom aquele , no ano de mil novecentos e bolinha!


                                                 Dora Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2011 CONTA CONTOS ENCANTADOS.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger